Marcas inteligentes pararam de guerrear entre suas lojas físicas e e-commerce para entender que com estratégias integradas, mas focadas em cada tipo de experiência, é possível vender mais e fidelizar clientes.
O Visual Merchandising (VM) tem um papel importante em como o varejo físico tem se reinventado para promover experiências de consumo que levem em consideração a jornada do cliente e tudo começa pela estética.
O que é o Visual Merchandising?
O Visual Merchandising pode ser entendido como as estratégias centradas no apelo visual para promover uma experiência mais sofisticada, moderna e atraente para os consumidores em lojas físicas.
Além disso, o VM também recorre aos outros sentidos, como cheiros, som ambiente e texturas para uma ambientação diferenciada aos consumidores que preferem a compra presencial – o que já é um indicativo do apego em vivenciar sensações únicas.
Para que serve o Visual Merchandising?
O Visual Merchandising serve para impactar positivamente o cliente por meio da estética.
Essa estética consiste em fazer uso estratégico da estrutura arquitetônica, planta da loja, posicionamento das gôndolas, iluminação, acabamentos refinados, espaços vazios, bancas para apresentação dos produtos e outros recursos.
Alguns exemplos baseados no VM incluem layouts que fazem uso de recursos que vão além da decoração como vasos de plantas, sofás e poltronas, obras de arte, área para café e outros.
E para que exatamente serve esse layout e formato de lojas que priorizam e integram elementos do Visual Merchandising? O fundamento é comercial, apesar dos ganhos estéticos.
Experiência do cliente
O primeiro ponto é que um ambiente planejado seguindo os princípios do VM prioriza a experiência do cliente, resultando em um espaço mais aconchegante e agradável para os consumidores.
A jornada de compra é considerada na disposição espacial dos componentes resultando em um storytelling – ou seja, uma narrativa coerente das etapas de compra desde a ponderação até o fechamento.
Apresentação dos produtos
Na disposição dos produtos entre vitrines, gôndolas e bancadas, o cliente é apresentado ao catálogo da marca aos poucos e vai aprofundando-se no que a loja tem a oferecer.
Essas descobertas “organizadas” são importantes para que o consumidor conheça os produtos sem pressa e tenha maior satisfação em permanecer naquele espaço enquanto pondera suas escolhas.
Formato de loja eficiente
O Visual Merchandising também está alinhado às estratégias de loja eficiente, que é um conceito que prioriza a experiência do cliente e eficiência operacional em detrimento daquelas lojas enormes e, muitas vezes, desagradáveis de permanecer.
A loja eficiente é uma tendência no varejo por propiciar uma experiência de compra mais satisfatória ao mesmo tempo em que viabiliza a redução de custos operacionais, modernização e diminuição de desperdícios.
Modernização dos processos
Por atualizar modelos disfuncionais e obsoletos, o Visual Merchandising também é atraente aos lojistas por viabilizar a modernização dos processos, como integração dos canais de vendas, comunicação e relacionamento, experiências omnichannel, pagamentos digitais etc.
Além disso, a própria logística é otimizada devido estoques mais funcionais e objetivos, reduzindo desperdícios e erros nos processos que criam ruído na jornada de compra.
Redução de custos operacionais
A loja eficiente é um exemplo claro de redução de custos operacionais, mas isso só é possível porque ela também integra práticas do VM no seu planejamento.
Assim, é possível ter lojas físicas mais enxutas, mas que não comprometem a experiência do consumidor, pelo contrário, aumenta seu nível de satisfação com a marca.
Aumento das vendas
O resultado de uma loja planejada nos princípios do Visual Merchandising é o aumento das vendas e dos lucros devido um espaço mais eficiente e otimizado para receber os clientes.
Como aplicar VM na sua loja?
Existem diversas práticas e técnicas do Visual Merchandising que podem ser aplicadas na loja.
Arquitetura
O primeiro ponto a ser considerado é a arquitetura do prédio. Atualmente, o retrofit é uma tendência por aliar restauração e preservação de prédios históricos com adequação à legislação predial em vigência.
O resultado são prédios restaurados por fora e ambientes modernos e seguros.
Mas não apenas esse tipo de projeto pode ser adequado às práticas do Visual Merchandising. Todo tipo de loja pode ter sua planta estrategicamente analisada para criação de um espaço mais funcional e atraente.
Tenha sua identidade visual
A identidade visual é um ponto-chave do Visual Merchandising. Em franquias essa questão fica mais evidente, mas todas as marcas devem ter essa coerência visual e replicá-la em seus diferentes meios, sejam físicos ou virtuais.
Assim, a loja física deverá compor os elementos da identidade visual a fim de gerar fortalecimento e reconhecimento da marca.
Conheça seu público-alvo
Para que o planejamento do espaço físico realmente resulte em melhora da experiência do consumidor e, consequentemente, mais vendas, é indispensável que as necessidades do seu público sejam consideradas.
Dessa forma, conhecer em profundidade o público-alvo é uma etapa que antecede qualquer tipo de planejamento arquitetônico, de identidade visual ou de Visual Merchandising.
Esses componentes devem refletir a personalidade do seu público, permitindo então que experiencie um local customizado.
Estude seu catálogo
O conhecimento sobre o catálogo é determinante para uma apresentação dos produtos que sejam estéticamente atraente e que desperte o interesse e curiosidade dos consumidores.
Revise seu modelo de negócios
Ao avaliar a aplicação do Visual Merchandising, o ideal é que todo modelo de negócios seja avaliado e revisado visando não apenas uma estética diferenciada como processos e tecnologias mais modernas e eficazes.
Dessa forma, a reestruturação do negócio é mais completa para impactar positivamente a experiência do cliente e apresentar resultados mais sólidos no longo prazo.
A revisão do modelo de negócios e aplicação do Visual Merchandising na empresa deve acompanhada e assessorada por uma consultoria especializada visando uma proposta de reestruturação mais profissional, alinhada com os objetivos do negócio e comercialmente viável.
O Grupo BITTENCOURT é uma consultoria especializada em negócios com foco em expansão e franquias que disponibiliza serviços para crescimento estratégico de empresas de variados setores.
Além da revisão do modelo de negócios, a consultoria conta com especialistas para reformulação da identidade visual, posicionamento de marca e Visual Merchandising.