AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DE CANAIS
O que é
Os canais certos para a sua estratégia de crescimento, de acordo com o perfil do cliente, para atendê-lo no tempo e da forma que ele deseja: distribuição, franquias, licenças, venda direta, e-commerce, marketplaces e outros.
Quais irão permitir maior proximidade e intimidade com esse cliente e lhe atribuir maior conveniência? Uma análise estratégica de canais de vendas e distribuição vai ajudar o empresário nessa definição, uma vez que avalia e compara a sua atuação com as diversas alternativas de canais existentes, com uma análise técnica e validada daqueles que podem permitir uma expansão mais rápida e segura, a um menor custo e maior controle, além de avaliar como seus competidores estão atuando e como o empresário pode se diferenciar e aumentar sua competitividade e capilaridade;
Na Avaliação Estratégica de Canais, o Grupo BITTENCOURT realiza estudos técnicos para avaliar os potenciais canais para a expansão dos negócios que estejam em linha com a estratégia da empresa.
A definição da estratégia de distribuição que melhor respondem às necessidades de controle, custos, capilaridade e objetivos de expansão de cada empresa é um trabalho que exige conhecimento profundo sobre cada canal e os impactos que ele pode trazer para o negócio.
Como Fazemos
Alguns fatores precisam ser levados em consideração como fatores econômicos, ou seja, quais oferecem menor custo de venda; fatores de controle, quais oferecem a possibilidade de gerir vendas e atendimento com eficácia e sem riscos para a marca; e também, quanto será necessário de esforço para adaptação ao novo canal.
Além disso como cada novo canal vai se integrar com os já existentes para proporcionar experiência consistente de marca em todos eles, sem gerar atrito na relação com os consumidores?
Para responder todas essas questões é realizada uma Avaliação Estratégica de Canais de Vendas e Distribuição onde se compara as vantagens e desvantagens de cada canal de vendas e se destacam aqueles que oferecem melhores condições de ganho de mercado e de potencialização da marca. Inclui também a proposição da estrutura organizacional e processos para o canal definido.
Por quê
Com a avaliação estratégica de canais de distribuição, o empresário terá uma visão clara dos resultados alcançados com os canais atuais, os pontos fortes e fracos que internamente impactam nos resultados e, as oportunidades e ameaças que podem afetar de forma positiva e negativa o negócio nos próximos anos.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Uma maior capilaridade dos negócios, ganho de mercado, receita incremental além de aproveitamento de oportunidades ainda não desbravadas pela empresa.
Além disso, ao diversificar canais, novos consumidores passam a interagir com a marca que passa a fazer parte de forma ainda mais consistente de seu cotidiano.