Consultoria para Franquias

O que é

Empresas que querem expandir seus negócios por meio de franquias dificilmente conseguirão fazê-la de maneira efetiva sem uma empresa especializada em Consultoria para Franquia.

Muitas até iniciam esse processo, mas logo se dão conta que a expansão é um novo negócio, muito diferente daquele que estão habituados e que tiveram tanto sucesso a ponto de replicá-lo, pois não se trata do negócio que desenvolveram, mas de gestão de uma rede de empresas independentes.

O Franchising não é mais somente considerado um contrato assinado entre partes que utilizam a mesma marca para a mesma atividade, mas sim, um método de fazer aquela determinada atividade, com todos os componentes do negócio.

Não menos importante do que a definição desse método, é a gestão equilibrada imbuída à Franqueadora, ou, minimamente à sua responsabilidade, para que todos ganhem de acordo com as expectativas geradas.

A Consultoria para Franquia auxilia as empresas desde o pensamento embrionário de expansão, visando verificar se o negócio está pronto para ser replicado, identificando oportunidades de melhoria e formando com a empresa um plano de ação para iniciar o processo de expansão.

Como Fazemos

Tomada a decisão pela expansão, a Consultoria para Franquia realiza a denominada formatação de franquia que, essencialmente, envolve estudo técnico abrangente, contemplando:

Estudo aprofundado do modelo de negócio a ser replicado, envolvendo todas as áreas e stakeholders –
estrutura organizacional da Franquia e da Franqueadora, fornecedores e logística, padrão visual e layout, mix de produtos, política comercial, canais de distribuição, ponto comercial ideal;

Definição do perfil do Franqueado ideal –
considerando características pessoais, competências técnicas, habilidades e capitalização;
Projeções financeiras da Franqueadora e do Franqueado, com investimento inicial, DRE completo e taxas do sistema, possibilitando a análise de sustentabilidade do negócio e retorno do investimento – considerando aspectos financeiros e tributários;

Plano de Expansão –
para onde a empresa pode ir e quais são os mercados prioritários – envolvendo possibilidade de assimilação do produto ao mercado pretendido, concorrência, tributação e logística envolvida.
Orientações jurídicas e desenvolvimento de documentos necessários à oferta da Franquia ao mercado e a constituição da relação jurídica entre as partes, de acordo com as boas práticas e legislação pertinente – Circular de Oferta de Franquia, Pré-contrato de Franquia e Contrato de Franquia;

Descrição e aprimoramento dos processos envolvidos para a transferência do know-how, com a elaboração dos manuais de franquia;
Definição e
desenvolvimento das ferramentas e atividades para suporte da Rede de Franquia – serviço de atendimento ao Franqueado, Consultoria de Negócios, treinamentos e reciclagens, Convenção de Franqueados;

Marketing – marketing para expansão, marketing local e marketing institucional para potencialização da marca.

Por quê

Dificilmente a empresa que quer realizar a expansão tem tantas competências internalizadas, por isso, se faz necessária a busca de uma Consultoria de Franquia especializada. O que não significa que o trabalho da Consultoria para Franquia basta, o envolvimento da empresa na disponibilização de informações e engajamento de sua equipe é fundamental, muitas vezes dizemos que o trabalho é feito à quatro mãos.

Não obstante, mesmo após a formatação concluída, a empresa em expansão pode encontrar dificuldade na implantação efetiva do projeto, e busca, na Consultoria para Franquia capacitação, serviços de mentoria e/ou terceirização de determinadas atividades, tais como:

Outsourcing de expansão – seleção de Franqueados – considerando aspectos emocionais, motivacionais e capitalização do candidato;

Outsorcing de gestão – Consultoria de negócios para a Rede, controle financeiro. seleção de Franqueados, assessoria jurídica, desenvolvimento e aplicação de treinamentos, entre outros.

Mentoria – A Consultoria para Franquia se orienta e opina nas decisões para a Rede, algumas vezes participa das reuniões de Conselho visando assessorar com sua experiência a empresa em expansão

Treinamentos e Capacitações – a Consultoria para Franquia poderá elaborar e aplicar treinamentos para a Franqueadora e para a Rede Franqueada, bem como, formar os facilitadores da Rede

Criação e desenvolvimento do Conselho de Franqueados – é uma boa prática de Franchising ter gestão participativa nas decisões da Rede. A Consultoria para Franquia pode auxiliar na criação do Conselho com seu estatuto, participação em reuniões – especialmente nas primeiras – a fim de que se torne um a ferramenta de cooperação entre as partes envolvida.

RESULTADOS ALCANÇADOS

A Consultoria para Franquia auxilia as empresas desde o pensamento embrionário de expansão, visando verificar se o negócio está pronto para ser replicado, identificando oportunidades de melhoria e formando com a empresa um plano de ação para iniciar o processo de expansão.

Conheça todos os nossos Serviços