Via Varejo aposta em Correios e mira no Uber

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Rede de varejo amplia parceria com Correios para entregas e avalia uso do aplicativo de transporte

A Via Varejo, que detém as redes Casas Bahia e Ponto Frio, está expandindo uma parceria com os Correios para a retirada de mercadorias compradas nos canais online e lojas físicas. O plano da varejista é disponibilizar essa modalidade de entrega em todas as agências do país dentro de três a quatro meses. Além disso, a empresa deseja oferecer novas opções de transporte, utilizando aplicativos como o Uber. Atualmente, a varejista de móveis e eletrodomésticos já permite ao cliente retirar os produtos comprados em lojas das Casas Bahia e do Pontofrio ou em sua plataforma de comércio eletrônico em 43 agências dos Correios em 11 Estados.  Segundo a empresa, o objetivo é chegar em 540 agências em maio e atingir a totalidade da malha, com cerca de 6 mil agências, em três a quatro meses. O serviço faz parte da iniciativa "click and collect", por meio da qual o comprador ainda pode escolher outros pontos para retirar seu produto, incluindo qualquer uma das 982 lojas físicas do grupo varejista ou armários instalados em postos de gasolina. Hoje a rede tem quatro 'lockers' em postos da rede Ipiranga em São Paulo e deve ampliar para um "número significativo" até a metade do ano,  informou a varejista à Reuters recentemente, sem especificar uma meta. A Via Varejo considera instalar os armários em áreas com grande fluxo ou concentração de pessoas. Entrega por Uberplanejamento logístico da varejista controlada pelo GPA ainda prevê introduzir nos próximos meses novas alternativas de transporte, visando reduzir o prazo de entrega e o custo. Dessa maneira, nos próximos meses a Via Varejo espera já oferecer novos modais de entrega e  obter números de eficiência de entrega por bicicleta e Uber. Mini-hubs Paralelamente, a Via Varejo vem acelerando a construção de pequenos galpões em lojas físicas. A empresa já conta com cinco dos chamados 'mini-hubs' nas cidades de Mauá (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Teresina (PI) e Cuiabá (MT). O objetivo é elevar esse número a 70 unidades das Casas Bahia e do Pontofrio até o fim de junho e para 220 até dezembro. Segundo a empresa, os resultados obtidos na fase piloto desse projeto são satisfatórios, com redução de mais de 80% no prazo de entrega, principalmente em áreas mais afastadas de grandes centros, além de aumento de vendas online. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o prazo para entrega de compras online caiu de dois para um dia, enquanto em outras regiões como o Piauí houve redução de 15 para dois dias. Ainda de acordo com a Via Varejo, com algoritmos preditivos e o know how da companhia em mercados online e offline  é possível antecipar a demanda futura e abastecer a região de produto antes da venda efetiva. Omnichannel Os esforços da varejista para acelerar a integração dos canais online e offline e conquistar clientes com prazos e custos de entrega mais baixos surgem num momento em que o setor acirra a competição e se prepara para uma atuação mais intensa da gigante norte-americana Amazon no mercado brasileiro. Já foi noticiando que Amazon considerava a locação de um galpão em Cajamar (SP), reunindo fornecedores locais de itens eletrônicos, perfumaria e outros produtos, além de negociar com a companhia aérea Azul um acordo para entrega de mercadorias   Fonte: DCI