Rede de varejo amplia parceria com Correios para entregas e avalia uso do aplicativo de transporte
A Via Varejo, que detém as redes Casas Bahia e Ponto Frio, está expandindo uma parceria com os Correios para a retirada de mercadorias compradas nos canais online e lojas físicas. O plano da varejista é disponibilizar essa modalidade de entrega em todas as agências do país dentro de três a quatro meses. Além disso, a empresa deseja oferecer novas opções de transporte, utilizando aplicativos como o Uber.
Atualmente, a varejista de móveis e eletrodomésticos já permite ao cliente retirar os produtos comprados em lojas das Casas Bahia e do Pontofrio ou em sua plataforma de comércio eletrônico em 43 agências dos Correios em 11 Estados. Segundo a empresa, o objetivo é chegar em 540 agências em maio e atingir a totalidade da malha, com cerca de 6 mil agências, em três a quatro meses.
O serviço faz parte da iniciativa “click and collect”, por meio da qual o comprador ainda pode escolher outros pontos para retirar seu produto, incluindo qualquer uma das 982 lojas físicas do grupo varejista ou armários instalados em postos de gasolina. Hoje a rede tem quatro ‘lockers’ em postos da rede Ipiranga em São Paulo e deve ampliar para um “número significativo” até a metade do ano, informou a varejista à Reuters recentemente, sem especificar uma meta. A Via Varejo considera instalar os armários em áreas com grande fluxo ou concentração de pessoas.
Entrega por Uber
O planejamento logístico da varejista controlada pelo GPA ainda prevê introduzir nos próximos meses novas alternativas de transporte, visando reduzir o prazo de entrega e o custo. Dessa maneira, nos próximos meses a Via Varejo espera já oferecer novos modais de entrega e obter números de eficiência de entrega por bicicleta e Uber.
Mini-hubs
Paralelamente, a Via Varejo vem acelerando a construção de pequenos galpões em lojas físicas. A empresa já conta com cinco dos chamados ‘mini-hubs’ nas cidades de Mauá (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Teresina (PI) e Cuiabá (MT). O objetivo é elevar esse número a 70 unidades das Casas Bahia e do Pontofrio até o fim de junho e para 220 até dezembro.
Segundo a empresa, os resultados obtidos na fase piloto desse projeto são satisfatórios, com redução de mais de 80% no prazo de entrega, principalmente em áreas mais afastadas de grandes centros, além de aumento de vendas online. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o prazo para entrega de compras online caiu de dois para um dia, enquanto em outras regiões como o Piauí houve redução de 15 para dois dias. Ainda de acordo com a Via Varejo, com algoritmos preditivos e o know how da companhia em mercados online e offline é possível antecipar a demanda futura e abastecer a região de produto antes da venda efetiva.
Omnichannel
Os esforços da varejista para acelerar a integração dos canais online e offline e conquistar clientes com prazos e custos de entrega mais baixos surgem num momento em que o setor acirra a competição e se prepara para uma atuação mais intensa da gigante norte-americana Amazon no mercado brasileiro. Já foi noticiando que Amazon considerava a locação de um galpão em Cajamar (SP), reunindo fornecedores locais de itens eletrônicos, perfumaria e outros produtos, além de negociar com a companhia aérea Azul um acordo para entrega de mercadorias
Fonte: DCI