Vantagens em empreender de forma sustentável

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Mudança de conceito faz bem para o bolso, para a marca e para o planeta Fala-se muito em sustentabilidade, mas como tornar uma empresa sustentável? Quais as vantagens disso? Várias. Faz bem à imagem da marca, ao futuro do planeta e à saúde financeira do empreendimento, já que algumas medidas representam cortes de gastos. No Brasil, o conceito de empreendimento sustentável ainda é muito recente. Segundo números do Ibope do final de 2016, menos da metade das empresas entrevistadas afirma ter políticas de sustentabilidade: 46%. Já o número de empreendimentos com um departamento com dedicação exclusiva é ainda menor: 37%. A conscientização sobre a importância da questão vem crescendo devido a mudanças climáticas ao redor do mundo e a explicação de que o homem pode piorar ou melhorar as condições do planeta com seus hábitos e práticas. Documentários e matérias especializadas são muitos e todas as informações atestam que a humanidade precisa, ainda, melhorar muito a forma como se relaciona com o meio-ambiente. Como ter um empreendimento sustentável então? Aprender o conceito e pensá-lo como um dos pilares da empresa é mais fácil do que adaptar uma empresa mais antiga, cujos processos foram criados antes desta onda de pensamento difundida mundo afora na virada do século. Mas não é tão difícil assim adaptar o que já existe. A sustentabilidade parte da escolha do combustível usado por frotas de carros a lâmpadas escolhidas para iluminar uma pequena loja. A escolha dos fornecedores de matéria-prima é tão importante quanto checar a quantidade de lixo produzida, a separação de matérias recicláveis e o consumo de papéis reciclados, por exemplo. A lista abaixo foi pensada para quem pretende criar ou adaptar seu empreendimento com foco na sustentabilidade:   1 – Criar missão e visão já com pensamento voltado para as questões socioambientais; 2 – Implantar ações socioambientais de acordo com o setor de atividade da empresa; 3 – Conscientizar funcionários, fornecedores e clientes sobre a estratégia e deixar claro que estes valores não são negociáveis; 4 – Adotar ferramentas de análise e controle para saber se todos os processos da empresa a as ações implantadas estão atingindo seus objetivos, como relatórios de sustentabilidade; 5 – Não ter vergonha de fazer propagandas em cima das ações e atitudes sustentáveis adotadas. O mundo precisa saber, fará bem à marca e a todos que se relacionam com ela. Fonte: PEGN O Grupo BITTENCOURT atua com consultoria voltada para o desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios. Assessora as empresas franqueadoras na redefinição da cultura e no desenvolvimento de líderes para atuação no novo ambiente empresarial. Você tem planos de formatação do seu negócio para o sistema de franchising? Entre em contato conosco através do e-mail contato@bcef.com.br

Contato

  • contato@bcef.com.br
  • +55 11 3660-2201
  • Av. Paulista, 171 - 9 andar - Paraíso - São Paulo -SP CEP - 01311-904

Atualize-se

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique informado.

Portfólio

Recentes

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin