Manuais da Franquia
O que é Manual da Franquia?
O Franchising é caracterizado pela transferência do know-how da franqueadora na condução do negócio para o franqueado que vai operar a unidade. E para que isso seja possível, é necessário que haja o Manual da Franquia, um documento que detalha procedimentos, regras e padrões de operação de uma franquia, e que serve como um guia para que o franqueado possa operar a empresa de maneira consistente. O Manual de Operação de Franquia é entregue na assinatura do contrato e deve estar “vivo”, ou seja, atualizado e com o passo-a-passo para a condução do negócio.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre isso:
Como fazer um manual de franquia?
Muito além do que apenas descrever os processos da empresa no manual de franquia, modelo para réplica às unidades franqueadas, o processo de elaboração dos manuais de franquia envolve um repensar estratégico da empresa e de seu know-how para a rede.
Quando parte do processo de formatação de franquia do Grupo BITTENCOURT, a etapa de construção dos manuais de franquia por meio da formalização dos processos, parte do exercício estratégico de (re)pensar o know-how da empresa, ou seja, o DNA a ser replicado, seus diferenciais e responsabilidades de cada profissional envolvido no negócio.
Trata-se de um trabalho prévio com vistas à replicação do modelo de franquia e isso pode significar alguns ajustes. O processo leva em conta algumas etapas:
- Imersão nas operações existentes
- Mapeamento dos processos
- Desenho dos processos
- Estruturação dos processos em manuais de forma didática
- Diagramação e entrega
A confecção dos manuais da franquia exige equipe capacitada e especializada em mapeamento e desenho de processos operacionais.
Por quê fazer um Manual da Franquia?
Os manuais de franquia, de uma forma geral, contém a propriedade intelectual do franqueador e são cedidos aos franqueados para uso durante a vigência do contrato de franquia. Os manuais de franquia devem traduzir a filosofia da empresa, seus valores, políticas e procedimentos da marca, práticas administrativas, de marketing, de gestão das equipes… enfim, de como replicar eficazmente o modelo de franquias do franqueador e o conceito da marca.
O manual da franquia é o que documenta o modelo de negócios que será replicado pelo franqueado. Ele tangibiliza a relação de franquia e, se bem estruturado, não vai permitir que o franqueado tenha surpresas que não saiba lidar na operação. Isso acontece porque entre outras funções que desempenha, ele é a principal fonte de pesquisa e de capacitação dos franqueados da rede.
É o manual de franquia que vai permitir que o franqueado, após o treinamento inicial, consiga continuar operando dentro dos padrões da rede ao longo do tempo.
Quais são boas práticas em uma franquia?
Para além do Manual da Franquia, existem algumas boas práticas que ajudam o franqueado a entender melhor como o modelo de negócio foi definido e o que ele precisa fazer para, de fato, alcançar o sucesso.
Veja a seguir algumas das principais que podem constar em um contrato de franquia:
- Participar de um treinamento formal antes de abrir o negócio;
- Ter um plano de abertura estruturado, com um cronograma factível;
- Apenas vender produtos e serviços autorizados pela franqueadora;
- Seguir todas as regras e procedimentos contidos no Manual de Operação da Franquia;
- Pagar as taxas e os royalties ao franqueador de acordo com a periodicidade e valores/percentuais compactados no contrato de franquia;
- Utilizar o projeto arquitetônico aprovado e exigido pela franqueadora, incluindo as cores da marca e o seu logotipo;
- Manter a empresa aberta nos dias e horários estabelecidos no contrato de franquia;
- Seguir as regras estabelecidas em contrato em caso de repasse da franquia e sucessão do negócio.
Ao entender as várias regras de um acordo de franquia, você pode ter certeza de que o seu projeto funcionará bem e com sucesso.
RESULTADOS ALCANÇADOS
O sucesso/insucesso de algumas redes está atrelado a maneira como estudam e estruturam seus negócios antes de optar pela expansão via franchising. Os manuais de franquia desenvolvidos pelo Grupo BITTENCOURT retratam o dia-a-dia da operação, sem colocar em risco o conceito do negócio na sua essência e a imagem da marca.
São materiais funcionais, com conteúdo realmente relevante, com fluxos bem desenhados e com linguagem objetiva. Desta forma os manuais de franquia se tornam um material de consulta constante, pois a leitura é agradável e bem estruturada.