DESCOBERTA DO PROPÓSITO
O que é
O que as pessoas – sendo clientes, funcionários, franqueados e até mesmo o planeta – perderiam se sua empresa deixasse de existir amanhã? Qual é a razão pela qual seu negócio existe? Qual é o catalizador da sua motivação?
Muitas vezes é comum vermos o Propósito ser confundido com o tripé: Missão, Visão e Valores da companhia. Mas o Propósito vai além. Ele tem ligação direta com a alma da organização, com o sonho dos seus fundadores. Não é algo escrito para o mercado ver, mas sim, um compromisso diário com a sociedade, funcionários, clientes e franqueados, é a força propulsora por trás da execução de cada ação da companhia. Também é comum as pessoas pensarem que tem a ver com filantropia ou ações sociais.
Apesar de não ser o foco, o Propósito de uma empresa pode ter sim conexão com uma diferença maior que faz no mundo e na vida das pessoas, mas isso não se traduz apenas em ações de cunho social. Ele pode ser traduzido em como faz seus clientes se sentirem, em soluções dos problemas que enfrentam em seu cotidiano, em realização de sonhos.
Como Fazemos
O Grupo BITTENCOURT oferece um apoio especializado na jornada que levará à descoberta do propósito da marca, utilizando metodologia proprietária desenvolvida a partir de pesquisas profundas e também de contato com especialistas no tema.
O trabalho todo é conduzido por meio de metodologia formatada e com processos e ferramentas específicas para cada fase com reuniões presenciais, workshops de cocriação com as equipes, vivências, apresentações e relatórios finais.
Por quê
Muitas pesquisas recentes têm mostrado que quando uma empresa tem algo maior e mais significativo do que o lucro como objetivo final, os resultados aparecem. E de forma superior às empresas que focam apenas no resultado para os acionistas.
Falar sobre propósito é trazer de volta a inspiração e a motivação para os negócios. É resgatar a origem da marca, que muitas vezes se funde com o sonho do seu fundador. As histórias inspiradoras que surgem são capazes de gerar uma transformação de dentro para fora, e engajar as pessoas envolvidas na corporação por trazer um significado para o comprometimento e dedicação diária de cada steakholder no processo. Ou seja, traz de volta a conexão emocional, um sentido maior, que transcende a compensação financeira.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Ao final do trabalho o cliente terá o seu propósito definido e pronto para aplicá-lo no direcionamento dos negócios, tomada de decisões e relacionamento com os mais diversos públicos, sabendo assim como e porquê faz a diferença na vida das pessoas que estão envolvidas ou que são impactadas direta ou indiretamente por ele.
Conheça mais sobre esse tema em nossos artigos
A importância do propósito para as empresas