Diagnóstico Empresarial: o que é e como fazer?

O diagnóstico empresarial, quanto bem realizado, serve como um mapa de oportunidades que vai apontar caminhos mais promissores para os próximos anos do negócio.

Apesar do elevado potencial estratégico do diagnóstico empresarial, é necessário entender o que ele é e como desenvolvê-lo corretamente para garantir os benefícios esperados.

O que é o diagnóstico empresarial de uma empresa?

O diagnóstico empresarial consiste no levantamento de dados e avaliação completa da estrutura organizacional da empresa.

Internamente são contemplados os pontos cruciais para a atuação, como cultura, processos, tecnologias usadas, pessoas e outros.

Externamente, incluem-se tendências do mercado e comportamento dos consumidores para mapeamento de oportunidades de atuação.

Assim, o diagnóstico empresarial vai abarcar todos os pontos centrais para que se alcance sucesso comercial com escalabilidade e solidez.

No livro Business Diagnostics, dos autores Rich Mimick, Mike Thompson e Terry Rachwal Ski são apresentados 12 possíveis componentes do diagnóstico empresarial:

  • ambiente externo;
  • concorrentes;
  • financeiro;
  • posicionamento no mercado;
  • atração de clientes;
  • operações;
  • pessoas;
  • tecnologias;
  • foco estratégico;
  • liderança;
  • partes interessadas;
  • inovação.

 

Os documentos podem variar de uma empresa para outra, de acordo com sua atuação ou prioridades, mas esse é um exemplo do tipo de informação que é destrinchada no diagnóstico empresarial.

O detalhamento de cada componente é indispensável para que o documento seja sólido e possa contribuir efetivamente para definição de novas políticas corporativas ou mesmo foco comercial, de acordo com os achados.

Como fazer um bom diagnóstico empresarial?

Não é incomum que empresas, especialmente pequenos e médios negócios, invistam no diagnóstico empresarial, mas não tenham insights relevantes, vendo esse tipo de ferramenta como mera perfumaria administrativa.

Essa visão é bastante equivocada, pois a relevância estratégica do diagnóstico empresarial está diretamente relacionada à qualidade do estudo.

Portanto, a aplicabilidade do estudo na realidade da empresa depende da elaboração de um bom diagnóstico empresarial. Conheça algumas etapas importantes a seguir.

Levantamento das informações

O primeiro passo e que vai influenciar todas as etapas seguintes consiste no levantamento das informações dos componentes do diagnóstico empresarial.

Usualmente, é possível usar métricas, apresentações e relatórios que já estão disponíveis na empresa.

Entretanto, algumas informações podem estar de fora. Nesses casos, devem ser conduzidas pesquisas para levantamento e coleta desses dados.

Exemplos de informações que nem sempre estão sistematizadas de antemão incluem clima organizacional, nível de satisfação dos colaboradores e também tendências do mercado.

Nesse momento será relevante reunir as informações referentes ao desempenho comercial, sistemas e tecnologias usadas, satisfação dos consumidores, planos de carreira, organogramas, projetos, investimentos prioritários etc.

Um bom diagnóstico empresarial pressupõe a avaliação completa da operação da empresa, portanto, nada pode ficar de fora.

Análise dos dados

No primeiro momento o foco deve ser levantar o material e só em uma segunda etapa será feita a análise dos dados para compreensão do conteúdo dos documentos.

Essa análise deve ser criteriosa para que resulte em um retrato realista da situação atual da empresa.

A equipe responsável por tal análise deve ter clareza em quais são os elementos-chave em cada área avaliada, ao mesmo tempo em que mantém uma visão macro do negócio.

Esse olhar especializado é indispensável na etapa de análise de dados para não apenas compreender em profundidade a operação do negócio, como também ser capaz de estabelecer elos entre elementos, aparentemente, distintos.

Mapeamento das oportunidades

Quando a análise dos dados entra na reta final surgem diversos insights. Nesse momento, também é preciso avaliar detalhadamente os contextos internos e externos para não fazer prescrições impulsivas.

Nesse sentido, é realizada uma triagem acurada das reais oportunidades do negócio tendo como base os problemas identificados.

As oportunidades nada mais são do que possíveis pontos de melhoria em aspectos defasados, ineficientes ou improdutivos.

Assim, o diagnóstico empresarial deve resultar não apenas na visão geral do negócio, como também na proposição de planos de ação para suprir essas deficiências e obter ganhos, sejam eles operacionais, financeiros, logísticos, comerciais etc.

Qual o papel da consultoria especializada no diagnóstico empresarial?

Como visto, o elevado potencial estratégico do diagnóstico empresarial depende, diretamente, da qualidade e profissionalismo com que esse estudo é conduzido.

Por conta disso, uma consultoria especializada é a mais apta para executar esse projeto visando um relatório final condizente com as necessidades reais da empresa, mas também um plano de ação executável e sustentável no longo prazo.

O Grupo BITTENCOURT atua diretamente com inteligência de negócios, contando com equipes especializadas para esse olhar estratégico, lógico e cuidadoso sobre as informações e o futuro da sua empresa.