Transformação Digital

O que é

Já se foi o tempo em que se podia pensar em concorrência entre canais e na independência entre eles. Os benefícios da integração de canais – físico e digital – ainda mais no período da pandemia do covid-19 ficaram claros a todos.
Se antes eram vistos como concorrentes agora são efetivamente considerados como receita adicional. E muito provavelmente o que temos dito sobre a integração das lojas no processo logístico, começou a fazer sentido para as marcas.


O Grupo BITTENCOURT desenvolveu em parceria com grandes nomes do mercado de tecnologia e transformação digital, algumas soluções capazes de apoiar as empresas na conclusão da jornada de transformação digital de seus negócios.

Como

Uma estratégia omnichannel eficaz para o varejo faz com que a marca consiga prover o mercado e os consumidores com uma experiência de consumo totalmente integrada independente dos canais de distribuição em que atue.


Não se trata de uma abordagem fácil ou mesmo descomplicada. Ela mexe com todos os processos da companhia como operações, logística e distribuição, estratégia comercial, eficiência tributária, compras e abastecimento, tecnologia e principalmente uma transformação profunda na cultura da empresa que passa a ser centrada na geração da melhor experiência possível para o consumidor final.


Há diversas formas que uma empresa pode começar a tatear esse novo universo até atingir a maturidade completa para a integração efetiva de todos os seus canais.

Conheça algumas dessas soluções:

SOCIAL SELLING:

Possibilidade de colocar o time de vendas ativo também nas redes sociais. O poder da “comunidade” e dos relacionamentos das equipes passam a ser mais um ativo a favor das vendas da empresa. A construção desse engajamento social por meio das equipes de vendas também conta com dashboards de acompanhamento, políticas de comissionamento e treinamentos para a manutenção do “jeito de ser” de cada marca mesmo na rede de relacionamento dos vendedores sociais.

MARKETPLACE TERCEIRO:

Integração dos estoques da loja à marketplaces já existentes com publicação de catálogo de produtos, gestão das vendas e pagamentos, além das entregas a partir das lojas – ship from store (as lojas em centros de distribuição e processamento de vendas online).

MARKETPLACE NATIVO:

Criação, modelagem e acompanhamento do projeto de criação de um marketplace que permita a integração de diversos players, em uma única plataforma com processos ótimos de logística, estoques e gestão do atendimento ao cliente.

E-COMMERCE PRÓPRIO:

Criação da loja online para venda dos produtos e serviços. Permite que o consumidor possa comprar a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer device disponível. Um canal de vendas adicional que amplia a visibilidade da marca e também o faturamento. As possibilidades vão desde um modelo que utiliza um template para criação do e-commerce – o que torna o processo mais rápido e com menor custo – ou a criação de um e-commerce que traduz o look and feell da marca

OMNI EXPRESS:

Criação da estratégia de implementação omnicanal com estruturação e modelagem para adequação em diversos pilares do negócio. Com a estratégia omni, a relação com o consumidor passa a ser fluida e sem atritos. No formato express o projeto de integração ocorre em menor tempo e entrega os benefícios de desenvolver novas funções para o negócio, seja com novas modalidades de atendimento, vendas e entrega, splits de venda, gestão de pedidos e estoques.
Além disso, o projeto traz a possibilidade efetiva de transformação da loja como hub de entrega de experiência e conveniência para os consumidores como o showrooming (venda a partir da loja pelo e-commerce), ship from store e pick-up in store, integração dos estoques do online e offline, conexão com marketplaces e outros.

OMNI FULL:

Integração completa das regras do negócios e da comunicação da empresa, a o projeto permite que a marca atue com mais facilidade na atração e na fidelização de novos consumidores, encontrando as mesmas políticas de marca, preços e experiências, no online e no off-line.
Além de todos os benefícios do omni express, o projeto omni full traz ainda mais acuracidade para o processo permitindo inclusive a integração dos estoques entre lojas, desativação de skus por ruptura de estoques, gestão de falhas de entregas e extravio de mercadorias, controles contábeis e financeiros, troca entre canais e muitos outros. Além disso, as jornadas dos clientes, suas personas e identificação de oportunidades de melhorias e novas abordagens fazem parte do projeto.

Por quê

O desafio de construir organizações de varejo omnichannel implica em repensar estruturas organizacionais, apuração de contribuição, rastrear comportamentos de compras e rever a governança de canais. A velocidade e intensidade na qual o processo deve avançar dependem do grau de maturidade do mercado e dos canais digitais nas empresas.

Contar com apoio especializado nesse processo pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso da iniciativa.

Trata-se de estar presente onde o consumidor estiver e para que ele se relacione com a marca da forma que quiser. Seja para checar preços, avaliar produtos, receber recomendações, viver experiências extraordinárias e até mesmo comprar.

RESULTADOS ALCANÇADOS

E se você ainda não convenceu pelo conceito, talvez se convença pelos números, estudos demonstram frequentemente que clientes que conseguem se relacionar tanto no online quanto no offline com a marca possuem um LTV (lifetime value) cerca de 30% superior em relação aos que tem contato com apenas um canal.

Trata-se de resultados práticos e concretos na última linha para as empresas.

A unificação das informações dos clientes passa a permitir o entendimento profundo do consumidor e da oferta do que ele deseja e do que ele ainda não sabe que deseja.

E não se trata apenas de oferecer mais possibilidades de canais de venda ao consumidor, mas sim, saber de forma preditiva como ele quer que a marca se relacione com ele, como oferecer uma experiência customizada em todas as suas interações e, com isso, gerar a melhor experiência que ele poderia ter.

Estamos prontos para lhe mostrar o caminho e estruturar sua empresa para fazer parte desse novo universo.

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