Franchising: a grande plataforma de crescimento das indústrias

Franchising: a grande plataforma de crescimento das indústrias

Como a indústria está se beneficiando e se reinventando com a utilização do franchising, um modelo de expansão que tem provado ser adaptável e inovador na forma da indústria atender o usuário de seus produtos.
Que o mundo vive verdadeiras transformações no campo da tecnologia, repercutindo em toda a cadeia dos negócios não se discute mais. As mudanças estão aí visíveis e atingindo todos sem distinção, do pequeno negócio aos grandes players do mercado. Por outro lado, a profunda transformação que os ambientes digitais promovem tem gerado várias oportunidades e também estão aí acessíveis para quem delas quiser tirar proveito. No âmbito dos negócios, muito do que funcionava antes não funciona mais. A desconstrução dos padrões, dos conceitos e das regras tradicionais em todas as esferas do atendimento ao consumidor é profunda e veloz, já não se fala mais com esse indivíduo como se falava antes. Não o conhecemos mais, ele é um ser volúvel, dinâmico e dizem as más línguas que ele é infiel. O que não está claro ainda é a percepção para muitos empresários do quanto essa transformação pode ser devastadora em seus negócios e em que velocidade serão atingidos, se por um furação de escala 5, ou 3, ou 1. Porém uma certeza existe: serão atingidos. A indústria de bens de consumo, em especial, não ficou fora desse furacão. Muitas dessas indústrias são pesadas e lentas, com estruturas rígidas, burocráticas, tradicionais e demoraram ou ainda estão demorando para se movimentar rumo a modernização,  outras se desfizeram do peso da estrutura e dos modelos tradicionais de gestão e de distribuição e estão se reinventando, dando realmente uma reviravolta no seu negócio. O franchising surge como uma forma inovadora, dinâmica e líquida de distribuição de produtos, com uma particularidade muito importante e vencedora:  a indústria  tem a condição de atender diretamente o consumidor de seus produtos, por diversos formatos de negócios, desde um carrinho conduzido por um micro empreendedor até uma grande rede conduzida por um multi franqueado ou um máster franqueado. O franchising vem permitindo à indústria criar redes de negócios a partir de um produto, aquele consagrado e de aceitação comprovada pelo público. Vejam o exemplo da Procter & Gamble, com a rede de franquias gerada a partir do produto Tide e a rede de barbearia a partir de seu produto Gillete. Novos formatos estão sendo desenvolvidos pelas indústrias, permitindo que saiam do mundo onde o foco sempre foi o de desenvolver e fabricar os melhores produtos para o mundo encantador do varejo,  tendo agora a experiência de ver de perto como seu produto está sendo trabalhado na ponta, que experiência gera para os consumidores e como interage com eles. A indústria nesse modelo dita as regras para esse varejo, os padrões a ser seguidos são definidos pela própria indústria e não pelos gestores dos canais intermediários. O franchising está se tornando uma grande plataforma para o desenvolvimento das indústrias, permitindo que a marca penetre em vários mercados, atendendo os diversos perfis de mercado e de cliente. Temos exemplos de sucesso no Brasil, de empresas que se reinventaram e ganharam market share e condições para sustentar o negócio, além de aumentar o valor da marca. Alguns exemplos são: Bauducco, Hering, Arezzo, Heliar, Brastemp, Adcos, Tip Top e muitas outras, dos mais diversos segmentos. As redes de negócios vêm ocupando mercado e permitindo às empresas estar próximas de seu público, além de manter o foco no desenvolvimento do negócio, terceirizando a operação para franqueados ou outro operador, porém dentro de um modelo formatado, com regras claras e modelo de gestão eficaz. Algumas marcas citadas aqui foram assessoradas pelo Grupo Bittencourt, que, ao longo dos seus 32 anos de mercado, desenvolveu diversos projetos com esse propósito, se tornando uma empresa especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de negócios, auxiliando na revitalização dos canais de vendas e análise estratégica de outros canais que a empresa pode utilizar para ampliar a distribuição de seus produtos.

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