Portfólio

DANONE – Kiteiras

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Projeto Kiteiras com a Danone - Quando propósito e resultados se encontram

Um projeto de impacto social e que precisava ganhar escala. Foi assim que começamos a trabalhar em 2017 com a Danone e o projeto Kiteiras – que tem como foco o protagonismo feminino por meio da independência financeira. A ideia era expandir o canal de vendas direta nas comunidades brasileiras de maneira estruturada e replicável o que aconteceu com o apoio do Grupo BITTENCOURT, a organização Visão Mundial e BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O projeto Kiteiras foi criado pela Danone em 2011 e foi construído sobre os pilares de Empoderamento Feminino, Saúde e Nutrição, e Empreendedorismo

A ideia era levar saúde através dos produtos da Danone para comunidades menos favorecidas. O projeto nasceu em Salvador como um piloto e contou com o Grupo BITTENCOURT para a estruturação de sua escalabilidade.

Foram desenvolvidos os modelos de negócio de distribuição como perfil ideal do distribuidor o modelo de operação ideal desse parceiro e como ele iria ser capaz de oferecer o suporte necessário à rede de kiteiras e suas madrinhas.

Além disso, foram definidos também todo o pacote de benefícios que seriam entregues às kiteiras, como a estrutura de trabalho, manuais de atuação na comunidade, e a verificação da viabilidade financeira da sua atividade.

Afinal, além de gerar impacto positivo na vida das kiteiras, era necessário que o negócio também tivesse resultado para a Danone – com rentabilidade, lucratividade e acesso a um novo mercado consumidor.

Para entender os impactos no negócio da Danone e seu potencial de expansão, o Grupo BITTENCOURT estruturou também todo o modelo para a gestão da rede – como definição dos papéis, suporte à rede de distribuidores, plano de expansão e projeções financeiras para a empresa gestora.

O Projeto tem um perfil altamente associado à educação e formação das kiteiras e, por isso, o Grupo BITTENCOURT também desenvolveu os manuais de atuação tanto do distribuidor, quanto os Guias das próprias kiteiras e madrinhas.

Até 2020, o projeto somava mais de 5 mil kiteiras em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Ceará e continua com um forte propósito de garantir sucesso econômico vinculado ao progresso social.

Quer conhecer como esse projeto se tornou um case de propósito aliado a resultados?