Marketing especializado para captação de candidatos a franquia

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O que leva o franqueado a decidir por determinada franquia? Um candidato a franquia procura um negócio para a realização de um sonho, o do negócio próprio, na maioria das vezes vai aplicar economias que acumulou ao longo de muitos anos de sua vida. Portanto, o negócio que vai adquirir é muito mais do que uma franquia. Em função disso, o candidato pesquisa diversas oportunidades de negócios para ter mais segurança onde aplicar o seu capital. A empresa franqueadora que pretende atrair o candidato a escolher o seu negócio deve ter muito bem estruturada todas as informações sobre o negócio antes de passar para o candidato. Um bom plano de negócio já deve ter sido realizado e os números da operação devem retratar os números das operações em funcionamento, própria ou franqueada. Passar credibilidade no momento do processo de análise de informações pelo candidato é o que vai pesar no momento da decisão desse candidato por uma franquia e não por outra. O franqueador deve levar em conta também que as informações que ele passar para o franqueado vão ser de certa forma checadas por ele junto aos franqueados da rede, portando ter franqueados satisfeitos com seu sistema também contribui para adesão do candidato. As principais ferramentas para divulgação do negócio para captação de franqueados são:
  • Investir em marketing Institucional, com o objetivo de divulgar a marca e os produtos/serviços;
  • Desenvolver materiais da franquia para enviar aos interessados no negócio.
  • Publicar anúncios em mídias especializadas: Revista Franquia ABF; Franquia & Global Opportunites, Empreendedor, Guia oficial da ABF, Guia completo de franquias, Jornal Sua Franquia;
  • Publicar em sites especializados, exemplo: www.suafranquia.com
  • Contratar assessoria de imprensa;
  • Participaçar em Feiras Especializadas – ABF Expo Franchising, Rio Franchising Business, Franchising Fair. Para redução de custo existe a possibilidade de participar de estandes cooperados;
O sucesso da captação de franqueados depende de uma política de propaganda e marketing eficiente, a comunicação deve ser diferenciada. As agências fazem bons trabalhos para divulgação da marca e produtos ao consumidor final, e aí é que está a grande diferença pois vender um negócio é diferente de vender produto ou serviço. *Natália Sampaio é especialista em marketing em redes de negócios