Como está a sua estrutura para sustentar o crescimento com franquias?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
" Tudo começa pela estrutura, pelo alicerce. Como está a sua estrutura para sustentar o crescimento com franquias? Muitos ainda encaram o tema estrutura organizacional como algo burocrático, apenas como o desenho de um organograma para ilustrar a organização da empresa.  Mas pensar em estrutura organizacional é muito mais que isso. É refletir se a equipe atual e a forma como estão distribuídas as responsabilidades têm como fazer frente à estratégia definida pela empresa.  É comum perceber que a estrutura não está organizada de forma a facilitar o alcance dos objetivos estratégicos da companhia.  Você já parou para pensar sobre isso?  Já refletiu sobre o quanto a organização atual de sua empresa facilita ou dificulta o alcance dos objetivos definidos? Muitas redes de franquia vêm crescendo e ganhando cada vez mais espaço, porém estão com foco quase que exclusivamente em questões externas, em como conquistar o mercado, quais ações de prospecção gerar, onde abrir novas unidades, e em metas agressivas de venda.  Acabam deixando para segundo plano o olhar para dentro da empresa, a organização das áreas, a capacitação devida dos colaboradores, a estruturação da equipe que dará suporte à rede de franquias. Assim como o investimento em ferramentas de acompanhamento e a definição de indicadores de resultados para monitoramento e consultoria de campo preventiva, que de fato agregue valor nas visitas aos franqueados. Ainda há muito a evoluir neste aspecto.  Sem este alicerce interno devidamente estruturado, o crescimento das redes pode não ser sustentável em longo prazo.  Em tempos de mercado favorável, tudo pode aparentemente correr bem, porém a qualquer sinal de tempestade, com mercados não mais tão favoráveis, a vulnerabilidade deste alicerce pode aparecer rapidamente e comprometer toda a construção da credibilidade da marca. Olhe para a estratégia de sua empresa.  Reflita se a estrutura organizacional está voltada para contribuir para o alcance dos objetivos.  Fortaleça seus alicerces. Garanta um crescimento sustentável da rede. Janete Nagasawa é diretora de Consultoria do Grupo BITTENCOURT